A Associação dos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Alto Tietê/Mogi – CODIVAP estabeleceu nesta quarta-feira (2) mais um grupo para atuar como fórum permanente de fortalecimento e troca entre seus 44 municípios hoje associados. Desta vez, agentes públicos diretamente ligados ao setor cultural dos municípios se unem e lançam a Câmara Técnica de Arte e Cultura CODIVAP.

Com uma região composta por cidades com inúmeras tradições históricas e culturais, pluralidades e infinitas possibilidades, a Presidência e Diretoria da CODIVAP acredita com o grupo selar importantes políticas públicas regionalizadas. “Com essa primeira videoconferência já conseguimos reunir cerca de 40 representantes, entre Secretários, Diretores e Assessores de cada município. Aferimos com essa abertura a necessidade deste contato mais próximo entre a região, abrindo um leque consistente para investimentos e fortalecimento do setor”, avalia Augusto Pereira, Diretor Executivo da CODIVAP.

Foram eleitos como coordenadores do grupo três representantes que estarão à frente das reuniões e principais necessidades a serem discutidas, como sistemas municipais de cultura. A organização da Lei Aldir Blanc (Nº 14.017/2020) foi a primeira delas. Sancionada no último dia 29, a medida prevê o pagamento de auxílio de R$ 600 mensais para artistas informais prejudicados com a crise do Coronavírus como parte de um pacote de R$ 3 bilhões para apoio emergencial à Cultura. Como os recursos serão transferidos da União para estados e municípios, o tema inaugurou o primeiro encontro da Câmara Técnica de Arte e Cultura.

Demais dirigentes ou técnicos do setor cultural e áreas correlatas dos municípios que ainda não compõem a Câmara Técnica da CODIVAP e queiram participar dos encontros e trocas podem solicitar via o e-mail [email protected].