CODIVAP lança plataforma de monitoramento de dados da pandemia na região

A Associação dos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte, Serra da Mantiqueira e Alto Tietê/Mogi – CODIVAP reuniu Prefeitos e Prefeitas nesta quarta-feira (20) em uma videoconferência com Marcos Penido, Secretário Estadual de Infraestrutura e Meio Ambiente, que no período de pandemia foi designado como responsável pela acolhida dos planos de flexibilização propostos aos municípios paulistas pelo Governo do Estado de São Paulo nessa semana.

 O Plano São Paulo de retomada gradual dos setores vem sendo construído com cautela pelo Estado e, segundo Penido, “é preciso entender juntos a realidade de cada município e sua região para as decisões de 31 de maio em diante”. De encontro a esta necessidade não só do Estado, mas também observada por toda a região administrativa da associação, hoje composta por 44 municípios, é que a CODIVAP anuncia a plataforma de monitoramento digital e integração de dados georreferenciados com informações oficiais da pandemia do Novo Coronavírus (COVID-19): PORTAL CODIVAP – CIDADES SAUDÁVEIS E INTEGRADAS.

Painéis de controle com dados públicos ficarão disponíveis para uma visão macro dos gestores de cada município, contribuindo diretamente para tomada de decisões e estudos pontuais e/ou comparativos com outras cidades que nortearão as ideias de flexibilização respaldadas em dados técnicos. “Percebemos essa necessidade em ter uma base de dados fundamentados, até para estes embasarem as decisões de nossos Prefeitos e Prefeitas. Hoje a CODIVAP divide-se em sub-regiões e os painéis já virão nessa formatação, com objetivo de dar clareza da situação de saúde pública em nossa região administrativa que possui vários perfis de municípios”, explica Augusto Pereira, Diretor Executivo da CODIVAP.

O portal será alimentado não só pelos profissionais responsáveis contratados para essa coleta de dados, mas também pelas cidades, que alimentarão a partir desta quinta-feira (21) uma base de dados oficiais por meio de formulários eletrônicos de fundamental importância que serão capturados, organizados, integrados e gerarão indicadores próprios de todos os 44 municípios referentes à pandemia e suas consequências para as cidades,suas empresas e populações. “Serão quatro painéis dinâmicos de monitoramento e previsão sobre quatro temas, cumulativos e progressivos:1) Monitoramento do número de casos confirmados e óbitos; 2) Monitoramento do número de leitos ocupados e disponíveis; 3) Monitoramento do grau de isolamento social na região; 4) Modelo preditivo do grau de impacto da flexibilização do isolamento social por setores da economia”, esclarece o Diretor.

A CODIVAP projeta em mais esse diferencial poder contribuir diretamente aos municípios neste momento tão delicado e foi parabenizada pelo Secretário Penido que acompanhou a apresentação aos Prefeitos. “Belíssima plataforma, com capacidade para filtros extremamente a nós necessários ao enfrentamento”, avaliou.

 

Clique aqui para acessar a plataforma