Nesta quarta-feira (22), aconteceu na sede da Associação de Municípios do Vale do Paraíba (CODIVAP) em Taubaté, o primeiro encontro da Câmara Técnica de Meio Ambiente. O encontro recebeu as presenças do Coordenador Executivo do Comitê de Integração de Resíduos Sólidos, da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, José Valverde e do Assessor de Diretoria da SABESP Ivam de Oliveira.

Os representantes da Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente apresentaram para os membros da Câmara Técnica as diretrizes do Governo Estadual para o tema resíduos sólidos O Coordenador Executivo do Comitê de Integração de resíduos sólidos, disse que o Governo do Estado tem intensificado esforços no tema, com foco na regionalização e em novas rotas tecnológicas. “O que nos animou muito nesta reunião de hoje, foi a manifestação de interesse da CODIVAP em celebrar um protocolo de intenções para que o Estado possa cooperar tecnicamente com a região, auxiliando os municípios na evolução da gestão de resíduos sólidos”, ressaltou Valverde.

Os participantes da reunião, na maioria Secretários (as) de Meio Ambiente dos municípios associados a CODIVAP, também expressaram as expectativas sobre o tema aos representantes do Estado, dando ideias e propondo melhorias. “ A reunião foi de extrema importância para os municípios da nossa região, para que possamos começar a nos organizar regionalmente e assim fazermos a disposição correta dos resíduos sólidos. Esse encontro abre caminho junto ao Estado para viabilização de financiamentos e novos tipos de soluções, afirmou Olivia Mendes Secretária de Meio Ambiente de Cruzeiro e Presidente da Câmara Técnica da CODIVAP.

De acordo com a Diretoria da CODIVAP os próximos passos serão a assinatura do Protocolo de Intenções junto ao Estado, a elaboração de um Seminário relacionado ao tema, “Resíduos Sólidos” e um Curso de Licenciamento Ambiental junto a CETESB. Participaram deste primeiro encontro representantes dos Municípios de Pindamonhangaba, Tremembé, Santo Antônio do Pinhal, São José dos Campos, Santa Isabel, Ubatuba, Campos do Jordão, Redenção da Serra, São Luís do Paraitinga, Caçapava, Mogi das cruzes, Lorena, Guaratinguetá, Jacareí, Jambeiro, Taubaté, Cruzeiro e Monteiro Lobato.

CODIVAP
Juntos Construindo o Futuro!!!