Uma comitiva de Prefeitos da Associação de Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira – CODIVAP esteve nesta terça-feira (28) no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo para debater decisão anunciada em coletiva na última sexta-feira (24) em que colocou-se cidades do Vale do Paraíba na Fase Amarela do Plano São Paulo após erro diagnosticado na validação dos casos.

   Estiveram presentes na sede do Governo do Estado de São Paulo o Presidente da CODIVAP e Prefeito de Jacareí, Izaías Santana, Prefeito Felício Ramuth de São José dos Campos, Prefeito Ortiz Júnior de Taubaté, Prefeito Felipe Augusto de São Sebastião, Prefeito Délcio Sato de Ubatuba, além do Deputado Estadual Sérgio Victor.

   Inicialmente a comitiva foi recebida pelo Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional, Marco Vinholi, que no último sábado já havia recebido a CODIVAP, portanto conhecia os argumentos e hoje teve acesso aos números que comprovam decisão dos Prefeitos ao observar equívoco no Plano São Paulo.

   Na sequência o grupo de Prefeitos esteve com representantes do Comitê de enfrentamento ao COVID-19 do Estado e o Prefeito Felício Ramuth apresentou aos técnicos argumentos e números observados pela Prefeitura de São José dos Campos. Demais Prefeitos também forneceram seus respectivos números das demais cidades. Nesta reunião verificou-se que nos três dias que antecederam a classificação da semana passada houve um acréscimo fora da normalidade. “Ficou confirmando a tese dos Prefeitos que é firmada em dados reais. O Governo do Estado alegou conhecer o fenômeno, não sendo essa a primeira vez que ocorreu a falha. Entretanto, justificaram que a decisão de rever classificação foge da competência técnica e deve ser resolvido no plano político”, relatou o Presidente Izaías.

   O grupo retomou com o Secretário Vinholi a proposta de encaminhar ao Governador para que seja feita por ele uma análise do Vale do Paraíba e, nesta sexta-feira (31), anunciem nova classificação da região com caráter vinculatório. “Ou seja, como existiu esse problema, é razoável que se reconheça um erro da semana passada e que nesta semana se faça a validação para o Vale com caráter vinculatório. Aguardaremos retorno do Secretário”, explicou Izaías.

    A CODIVAP esclarece aos municípios e veículos de comunicação que aguardam dissolução deste impasse junto a Associação que neste período as decisões de avanço no Plano São Paulo (Fase Amarela) é de competência a cada Prefeito ou Prefeita de cada município, permanecendo a região na Fase Laranja segundo a classificação do Governo do Estado.