Associação dos municípios do Vale do Paraíba (CODIVAP), realiza primeira reunião do ano e elege nova Diretoria.

Na manhã do último dia do mês de janeiro, sexta-feira (31), os prefeitos e prefeitas da CODIVAP, se reuniram para a primeira reunião do ano de 2020. O encontro foi realizado na sede da Associação em Taubaté.

A reunião foi presidida pelo prefeito de Ubatuba Délcio Sato, que ficou à frente da Associação como presidente, por dois mandatos. Em clima de agradecimentos e despedidas, Sato ressaltou a importância da CODIVAP para os municípios da região, agradeceu o apoio e participação dos prefeitos durante seu mandato e destacou o trabalho realizado pela diretoria da CODIVAP. De acordo com Sato, a equipe de trabalho da Associação comandada pelo diretor Augusto Pereira, realizou um brilhante trabalho dando suporte aos municípios associados, por meio de cursos para os funcionários das prefeituras, estudos para o incremento de receitas e interlocução direta com os governos federal e estadual.

Augusto Pereira diretor da CODIVAP, apresentou para os prefeitos, um balanço das ações realizadas no período. Na apresentação, o diretor destacou que atualmente a Associação vem se esforçando para dar suporte para as prefeituras dos municípios associados, por meio da formação dos funcionários públicos. Pereira enfatizou que os cursos realizados, que foram voltados ao funcionalismo público tiveram grandes resultados na gestão dos municípios e a ideia é continuar trazendo mais formação para os servidores municipais.

Após a apresentação do balanço da gestão Sato, foi realizada a eleição da nova mesa diretora da Associação. A eleição elegeu por aclamação, presidente o prefeito de Jacareí Izaías Santana, primeira vice-presidente a prefeita de São Luiz do Paraitinga, Ana Lúcia Bilard e segundo vice-presidente Marcus Soliva prefeito de Guaratingueta. No discurso de posse Izaias Santana agradeceu a confiança dos prefeitos e falou do novo momento que a CODIVAP vem vivenciando. Santana destacou o trabalho realizado pelo prefeito Sato e equipe da Associação e disse, que a intenção é seguir na mesma linha avançando ainda mais. O novo presidente quer dar prioridade a cultura regional e buscar aproximação com as Universidades, para a discussão de temáticas que envolvam os 44 municípios da região.

Passado o momento do discurso, o presidente Izaías Santana apresentou para os prefeitos sua primeira proposta. Santana apresentou a ideia da ampliação estatutária dos membros da Diretoria Executiva da Associação, dividindo a região em sub-regiões. A proposta foi aprovada e a CODIVAP passou a ter seis sub-regiões.

Cada sub-região terá um representante, que será nomeado como vice-presidente da diretoria da Associação.

O presidente Izaías abriu a palavra para os prefeitos para sugestões de temas a serem abordados nas próximas reuniões. Vários prefeitos se manifestaram a favor de intensificar as discussões junto ao estado buscando melhorias nas áreas da saúde, segurança e infraestrutura. A reunião também contou com a participação dos Deputado Federal Eduardo Cury (PSDB) e do Deputado Estadual Sergio Victor (NOVO), que se prontificaram em acompanhar todas as demandas. A primeira demanda será a renovação da concessão da Dutra, que irá acontecer neste mês de fevereiro. A CODIVAP juntamente com os Deputados e Prefeitos irão acompanhar todo o processo de renovação da concessão.