Prisão dos criminosos é estratégica para o combate ao crime organizado e redução dos índices de criminalidade

O Ministério da Justiça e Segurança Pública publicou, nesta sexta-feira (31), uma lista com os nomes dos criminosos mais procurados pela polícia. Atualmente, a lista tem 26 criminosos com foto e informações. A lista, que deve ser atualizada mensalmente, é estratégica para o combate ao crime organizado e a redução dos índices de criminalidade.

A lista dos procurados foi elaborada pelo Governo Federal a partir de informações dos estados e também dados públicos, fornecidos pelo Banco Nacional de Mandados de Prisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). A lista foi feita levando em conta critérios como foragidos com mandados de prisão aguardando cumprimento, envolvidos em crimes graves e violentos, participação direta ou indireta em organização criminosa e não estar na lista da Interpol, a polícia criminal internacional.

“Os indivíduos selecionados são bastante perigosos, todos eles com mandado de prisão, seja decorrente de condenações ou de prisões cautelares. Alguns podem estar foragidos no exterior, eventualmente no Paraguai, e a divulgação da lista tem a virtude de facilitar que esses indivíduos sejam encontrados e os mandados de prisão sejam cumpridos”, explicou o ministro Sergio Moro.

A população também poderá colaborar com denúncias e informações através dos números do Disque-Denúncia das Secretarias de Segurança Pública dos Estados-membros. Por contemplar nomes de criminosos de alta periculosidade, o minist'erio recomenda que as abordagens sejam realizadas apenas pelas forças policiais.

Clique aqui e confira a lista.

 

Com informações do Ministério da Justiça e Segurança Pública e a Voz do Brasil

Fonte: https://www.gov.br/pt-br/noticias/justica-e-seguranca/2020/01/ministerio-da-justica-divulga-lista-de-criminosos-mais-procurados