A Associação dos Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira – CODIVAP voltou a se reunir na última quarta-feira (22), no formato de videoconferência, para que o Conselho de Prefeitos e Prefeitas continuasse a abordar sobre a situação da pandemia de Coronavírus nos municípios e deliberar em nome do grupo políticas com reflexos na região.

Juntos aos mais de 20 prefeitos presentes, o Secretário Estadual de Desenvolvimento Regional Marcos Vinholi participou por um período do encontro para esclarecer, em nome do Governador, a quarentena obrigatória até 10 de maio em todos os municípios e se comprometeu a responder nos próximos dias o ofício Nº 005/2020,enviado pela CODIVAP na última reunião, sobre análise da extensão de regras de isolamento seletivas adotadas por São José dos Campos aos demais municípios da região.

Para fazer apontamentos diagnósticos das cidades, também participou da reunião a Diretora do Departamento Regional de Saúde de Taubaté (DRS XXII), Nádia Maria Magalhães Meireles, e sua equipe técnica, que atualizaram os dados regionais.

Por fim, os Prefeitos deliberaram via Conselho um ofício ao Dr. Geraldo Francisco Pinheiro Franco, Desembargador e Presidente do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, solicitando de forma urgente a suspensão do pagamento de precatórios judiciais pelos municípios da região até 31 de dezembro de 2020, considerando a pandemia mundial e a calamidade pública decorrentes do COVID-19. Para o Presidente Izaias Santana, Prefeito de Jacareí, a medida possibilitará às Prefeituras associadas empregar esses recursos em frentes e ações de saúde pública.

Os Prefeitos agendaram uma nova reunião virtual para a próxima quinta-feira, 30 de abril.