A Associação de Municípios do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira – CODIVAP realizou nesta sexta-feira (24), na Prefeitura de São José dos Campos, coletiva de imprensa com reunião virtual de Prefeitos e Prefeitas das cidades associadas para juntos anunciar o ingresso da região para a fase amarela do Plano São Paulo com a retomada gradual das atividades econômicas.

                  O Presidente da CODIVAP Izaías Santana, junto aos Prefeitos Felício Ramuth (São José dos Campos), Ortiz Júnior (Taubaté), Délcio Sato (Ubatuba) e Victor Miranda (Paraibuna), esclareceu que a decisão conjunta da Associação se dá devido a divergências com o Governo do Estado de São Paulo, quando os municípios enfrentaram dificuldades há cerca de 15 dias para fazer os registros da pandemia no sistema.

                  Com isso, aconteceu um acúmulo de casos que foram liberados somente nesta semana e mantiveram a região na fase laranja do Plano.“Foram 1.131 casos registrados em excesso com os últimos dias aferidos. Solicitamos ao Governador que retifique o erro e possa haver uma reclassificação da região Taubaté (DRS 17, conforme o Plano). Enquanto isso não ocorre, os municípios da CODIVAP entendem amparados no monitoramento que a classificação da região é amarela e autorizam via decreto nos próximos dias as medidas de flexibilização pertinentes”, explicou Izaías, Prefeito de Jacareí.

                  Na fase amarela do Plano São Paulo, denominada como Flexibilização, cidades da região estão autorizadas mediante decreto de cada município para reabertura de salões de beleza, barbearias, bares, restaurantes e similares. Academias de esportes não estão autorizadas na categoria pelo Plano, mas os Prefeitos e Prefeitas optam em liberar sob critérios rigorosos. Shoppings, galerias, comércio popular e serviços terão uma ampliação na capacidade de atendimento, comparado com a fase anterior (laranja).“Não estamos cedendo à pressão de setores da economia nem fazendo política ideológica ou partidarismo, teremos um decreto em cada cidade pautado sob a convicção dos números e análise jurídica de que estamos na fase amarela”, salientou Ortiz Júnior.

                  A CODIVAP reforça, sob um cenário real dos indicadores e parâmetros seguros, o comprometimento e responsabilidade dos Prefeitos e Prefeitas para esta tomada de decisão. “A Prefeitura de São José dos Campos se atentou para os detalhes e a medida coletiva adotada visa cessar inúmeras inseguranças desencadeadas pela quarentena nas cidades da região”, finalizou o Presidente Izaías durante encontro que reuniu outros Prefeitos e Prefeitas via videoconferência.