Nesta terça-feira (19), os membros da Diretoria do CODIVAP Turismo, representantes e Secretários de Turismo das cidades do Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira se reuniram para a realização do primeiro encontro do ano de 2019. A reunião foi realizada na Sede do CODIVAP na cidade de Taubaté.
Na pauta do dia foram destacados temas importantes relacionados ao desenvolvimento Turístico da região. Dentre os assuntos – a criação de Câmara Técnica de Turismo, realização de Fórum CODIVAP Turismo, avaliação das Regiões Turísticas e relacionamento com a Secretaria Estadual de Turismo.
O Presidente do CODIVAP Turismo e Secretário de Turismo do município Guaratinguetá Felício Murad, disse que o CODIVAP Turismo passou a partir desta reunião a ser uma Câmara Técnica e a ideia central é criar grupos de trabalhos. Segundo Murad a proposta é de que a Câmara Técnica de Turismo do CODIVAP, trabalhe com pautas práticas e estratégicas. “Estamos saindo hoje desta reunião já com uma pauta prática, que é a questão da cobrança do ECAD em eventos públicos e uma pauta estratégica onde iremos estudar as demandas das regiões turísticas que compõe o Vale do Paraíba, Litoral Norte e Serra da Mantiqueira”, destacou Murad.
O Diretor executivo do CODIVAP Augusto Pereira, ressaltou que a Associação de Prefeitos do Vale do Paraíba e Região, deixou de ser uma entidade que apenas representava os municípios e passou também a ser uma prestadora de serviços. De acordo com o Diretor Executivo, a Câmara Técnica de Turismo é a primeira de outras seis Câmaras que serão criadas no CODIVAP. O intuito deste novo modelo, é debater os temas pertinentes da região pontualmente em cada seguimento e a Câmara Técnica de Turismo será o ponto de partida para este novo modelo. “A partir de agora a ideia é fortalecer as Câmaras Técnicas começando pelo Turismo e dar todo o suporte para solucionar as demandas relacionadas ao desenvolvimento turístico da região”, explicou Pereira.
Os representantes e Secretários de Turismo que participaram do encontro aprovaram o novo formato de trabalho proposto pela Diretoria do CODIVAP. O Secretário de Turismo do município de Campos do Jordão André Barbedo elogiou a nova maneira de se trabalhar o Turismo por meio de Câmara Técnica. “É uma ação importante criando um novo modelo de trabalho baseado em resultados e trazendo soluções para as cidades da região”, disse Barbedo. Para o Secretário de Turismo de Cruzeiro Diego Miranda a criação da Câmara Técnica e pauta proposta pela Diretoria foi assertiva, pois vem de encontro as demandas dos municípios. Miranda destacou sobre as questões e dificuldades que os municípios vêm tendo na construção das regiões turísticas. “A pauta das regiões turísticas é uma demanda recente, na qual os municípios estão se habituando com as questões impostas pelo Ministério do Turismo e fato de trazer este tema para a Câmara Técnica, irá trazer com certeza um melhor desempenho para as regiões turísticas”, afirmou Miranda. Já o Secretário Executivo do Circuito do Litoral Norte de São Paulo Gustavo Monteiro a criação da Câmara Técnica de Turismo será uma oportunidade para que os representantes do Turismo dos municípios possam debater e compartilhar modelos de políticas públicas voltadas o desenvolvimento turístico da região. “ É legal ouvir as demandas das outras cidades e regiões, pois muitas vezes nos identificamos com a demanda e ao mesmo tempo apresentamos demandas da nossa região, para que posteriormente possamos encontrar soluções em conjunto”, declarou Monteiro.
O próximo encontro da Câmara Técnica de Turismo ficou agendado para o dia 19 de março e a ideia é que uma vez por mês, os representantes do turismo dos municípios possam realizar o encontro da Câmara Técnica.

 

#codivap #valedoparaiba #litoralnorte #valehistórico #turismo